REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

quinta-feira, 16 de março de 2017

Humberto do Maracanã

SAUDAÇÕES, LIRA DE OURO!
A tradição é entrega, de geração para geração: saberes que se renovam nos ritos, labuta, escola, no campo, na cidade, onde quer que o homem interaja com os pares do seu grupo, crianças ou adultos, na constância do processo de aprender/ensinar, transmissão às vezes inconsciente, sempre conquistada pelos mais jovens, vendo, fazendo e aprendendo. Foi tudo o que fez há 30 anos Humberto Barbosa, ao encetar o maracá, sua Lira de Ouro, como bem o batizou, para estrear humilde e timidamente, talvez até sem dimensionar a grandeza da luta que travaria ao lado de tantos companheiros tão ou mais abnegados que ele, pelo brioso Boi de Maracanã, bem como contra alguns que se opunham como adversários na cena artística e os que se punham como inimigos no ringue da rivalidade surda e sem sentido que muitos cultivam na escuridão da mente e no cotidiano da ignorância.
            Mas vitorioso hoje, vê-se e aplaude-se, não Humberto, o Amo, o Guriatã, é toda a comunidade Maracanã, que com ele interage em simbiose de sonhos, que faz um sonho do outro sonhar! Eis a razão do sucesso: viver por inteiro, corpo, carma e alma, no chão do terreiro poético cujo húmus nutre cada verso do compositor atilado que vive a arar com poesia e a plantar sonhos, para colher os louros e aplausos com que se rejuvenesce a Nação Maracanã, quemuito não se limita à geografia do povoado secular. E o exemplo mais viçoso e motivo de orgulho particular do Guriatã são os três Rebentos de Luz iluminando o terreiro com a poesia aprendida e recriada no estro de cada um, como se renova em cada um que ouve seu cantar no alto da palmeira da vitória. A obra imortaliza o homem. Nós te saudamos trinta vezes, Humberto do Maracanã. Parabéns!
Jeovah França

Humberto Barbosa Mendes faleceu no dia 19 de janeiro de 2015, aos 75 anos de idade. Deixou um legado de tradição e cultura do Bumba-meu-boi do Maranhão. Este disco reflete toda sua verve. Imperdível! Uma relíquia.
Abrace:

Nenhum comentário: