REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

sábado, 18 de março de 2017

Canto Cerrado

A MÚSICA DE BRASÍLIA
Ludmila Vinecka (violino) - Natural de Praga, República Tcheca. Diplomou-se no Curso Superior de Violino do Conservatório daquela cidade. Depois de passagem pela Orquestra Filarmônica de São Paulo e Sinfônica de Porto Alegre, fixou-se em Brasília, onde venceu o concurso para spalla da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Guerra Vicente (violoncelo) - Nascido no Rio de Janeiro, graduado em 1964 pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde obteve, também, o prêmio Medalha de Ouro. De 1964 a 1968, fez aperfeiçoamento no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris. De 1972 a 1998, foi professor da Universidade de Brasília, onde implantou o curso de violoncelo.
Jairo Mozart (violão e voz) - Músico, compositor, intérprete e artista plástico, é paraibano de João Pessoa, onde iniciou seus estudos e sua carreira artística. Com vários CDs gravados, suas composições resultam de uma extensa pesquisa sobre ritmos tradicionais nordestinos e de influências da cultura musical de outras regiões brasileiras e de países andinos e caribenhos. (Saiba mais: https://www.jairomozart.com)

"O CD Canto Cerrado é uma homenagem à diversidade que se fez presente no Planalto Central brasileiro, a partir da segunda metade do século XX, e um grito pela preservação desta diversidade, tanto cultural quanto ambiental, que torna o cerrado desta região um dos mais ricos do país.
Buscando uma síntese da cultura musical que se instalou no Distrito Federal, o repertório é composto por um mix de melodias e ritmos originados de diferentes regiões do Brasil e que refletem a diversidade cultural resultante de um processo de colonização comandado por vários países europeus. No desenvolvimento da cultura brasileira, essas tradições europeias foram agregadas às dos povos indígenas brasileiros e africanos, criando este valor brasileiro, criando este valor brasileiro que é a diversidade cultural de seu povo.
Composições com ritmos de maracatu, repente, aboio, guarânia, xote, bossa nova, acalanto,caboclinho, balada rock, entre outros, ganham arranjos com uma roupagem erudita, tornando este trabalho, ao mesmo tempo, preservacionista e inovador no contexto da música popular. Além disso, as letras e a ambientação sonora presentes nos arranjos agregam à música o valor de veículo de conscientização ecológica em relação à cultura e ao meio ambiente do Planalto Central." (Encarte)
Abrace:
- 2002 - Acústico

Nenhum comentário: