REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

terça-feira, 18 de março de 2008

GAÚCHO MACHÃO
Não gosto muito de contar causo de gaúcho. Tenho admiração pelos fronteiriços. Mas tem um causo de gaúcho que, de quebra, tem um mineirinho pra desanuviar... A história se passou assim: um gauchão, daqueles bem tradicionais, vestido a caráter – pilchado com bombachas, chapéu quebrado na testa, faca na cintura –, entra num empório. Dá um tapa forte no balcão, chamando o vendeiro.
Gaúcho – Me dá uma cana! Dupla, que sou gaúcho. E na minha terra só tem macho! Todos no empório olham para ele, inclusive um mineirinho raquítico que bebericava sossegado a sua pinguinha. E o pior da história – ou o melhor – é que o gaúcho disse isso olhando diretamente para o mineirinho.
O vendeiro serve o gaúcho, ele vira a pinga num gole e, logo em seguida, pede outra.
Gaúcho – Agora com pimenta! Me bota uma cana com malagueta, que na minha terra só tem macho!
Fala isso olhando para o mineiro...
Gaúcho (virando num gole) – Me bota outra, tchê! Agora num copo grandão! E me ponha bastante pimenta-do-reino. Eu sou gaúcho macho. Na minha terra só tem macho!
Fala isso de novo olhando para o mineiro, que nessa hora arrisca uma resposta bem de leve:
Mineiro – Já escutei, sô. O sinhô já falô isso um montão de vez...
Gaúcho (para o vendedor) – Ei, tchê. Tu tens creolina aí? Me bota mais uma cana, agora com creolina. Na minha terra só tem macho!
Olha para o mineiro e pergunta:
Gaúcho – E na tua terra, o que é que tem?
Mineiro (falando bem gaiato e mansinho) – Na minha terra tem macho e fêmea. E nóis se dá muito bem...
Causos do Boldrin

Nenhum comentário: