REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Carnaval da Maranhensidade

FOLIA DO MARANHÃO
Carnaval da Maranhensidade é o DNA da Cultura Maranhense, é o carnaval da Cultura-Identidade. Sopro de renovação na auto-estima do maranhense. Nas veias do nosso folião, uma herança de negros, índios, brancos, amarelos, pulsando na diversidade cultural do Maranhão. É a arte de ser maranhense no carnaval da cidade. Viver o carnaval na rua como a cena privilegiada, o espaço público singular. Nosso palco é a rua, nossa escola é a vida. Carnaval de rua, feito com fofões, corsos, blocos organizados, blocos tradicionais, tambores de crioula, escolas de samba, blocos alternativos, tribos de índios e alegorias de rua como a Casinha da Roça, o Tijupá e a Tapera.
É Carnaval da Maranhensidade porque acontece nas areias do Parque Nacional dos Lençóis, nas águas do Delta das Américas, nas pedras e cachoeiras da Chapada das Mesas, nas asas dos Guarás, nas encantarias e arquitetura de São Luís.
Porque no Baile da Maranhensidade serão homenageados artistas como Lopes Bogéa e Escrete, em memória, compositores maranhenses.
Porque no Baile da Maranhensidade serão homenageados também guardiões da cultura carnavalesca do Maranhão, como os senhores foliões Elias Mouchereck (87 anos), Rui Habibe (96 anos) e Carlos de Lima (87 anos), brincantes dos pioneiros blocos tradicionais da década de 30, como o Vira-Latas, o Pipf-Paf e Os Coringas.
Neste Baile, celebraremos 100 anos de alegria do frevo brasileiro e 100 anos da criatividade de Braguinha.
Carnaval da Maranhensidade é a cara de alegria do maranhense orgulhando-se de ser maranhense. É a identidade cultural do Maranhão!
(Secretaria de Estado da Cultura)
Abrace:
- Carnaval da Maranhensidade 2007

Nenhum comentário: