REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tatto Costa

"Natural de São Luis do Maranhão, o autoditada Tatto Costa começou sua carreira em 1994 aos 24 anos nos bares e casas noturnas de sua cidade, como percursionista, acompanhando artistas locais. Continuando a sua trajetória veio a integrar o grupo ‘Tempo Livre’, onde tinha como parceiro e violonista Tadeu Voas e o amigo, compositor e artista plástico Jonaldo Lima. O último grupo do qual veio a fazer parte em 1997, chamava-se ‘Ensaio Três’ e tinha a direção musical do violonista, produtor e arranjador Celson Mendes. Nessa mesma época já aproveitava os intervalos dos shows da banda e começava a experimentar seus primeiros acordes no violão. Tatto Costa começava ali a despertar a curiosidade de quem o assistia.
No final de 1997, começou a apresentar-se em casas noturnas da cidade já com trabalho próprio e com canções que já eram bastante conhecidas no cenário nacional. Daí foram surgindo as primeiras composições e convites para se apresentar nas cidades vizinhas.
Nos anos seguintes, Tatto Costa da o ponta-pé inicial para sua carreira apresentando-se em vários projetos realizados pela secretaria de cultura do estado e do município de São Luis.
Participou do Festival Canta Nordeste promovido pela Rede Globo, Festival do SESC, Festival da Canção, Festival de Música do SESC em João Pessoa (PB) e Festival Internacional da Canção, tendo feitos shows nas seguintes capitais; Rio de Janeiro Brasília, João Pessoa, Fortaleza, Natal, Recife.
Foi considerado revelação do projeto ‘Aplausos’, promovido pelo SESC (MA), com o show ‘Cantando as Coisas de Lá´. Com um trabalho já bem visualizado e tendo uma boa aceitação do público, Tatto Costa teve a oportunidade de ser convidado para a participação e aberturas de vários shows tais como: Adriana Calcanhoto, no Teatro Arthur Azevedo, e Chico César e Geraldo Azevedo no Espaço Cultural MULTI CENTER SEBRAE, em São Luis (MA), entre outros.
No começo de 2000 Tatto Costa se muda para Belo Horizonte, onde começa a se apresentar em bares da cidade. Em 2003 retorna para São Luis, onde grava seu primeiro CD, que tem como título o seu próprio nome. De volta para Belo Horizonte em 2005 faz um pré-lançamento na casa de show ‘Pau e Pedra’ e leva a sua musicalidade para o Festival de Inverno em Congonhas (MG). Em 2006 lança o CD, em um grande show no Teatro Alcione Nazaré (MA). Atualmente, trabalha na produção do seu segundo CD que será gravado ao vivo no Teatro da Assembléia em Belo Horizonte."
PodFestival
Abrace:
- Tatto Costa (2003)

Um comentário:

Jafre disse...

Baixei esse CD no escuro,nunca tinha ouvido as músicas do Tatto,mas não me arrependi.Que canções belíssimas!
Valeu demais,cara!

Jafre