REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

sábado, 5 de janeiro de 2008

Antonio Vieira

ANTONIO VIEIRA, VELHO SAMBISTA, VELHO MARANHENSE.
Antonio Vieira, cantor e compositor maranhense, com mais de oitenta anos de idade, é um desses artistas que, a exemplo de outros como Nélson Cavaquinho, Cartola, Clementina de Jesus ou Batatinha, “ tiveram suas obras reconhecidas e gravadas tardiamente” – comenta Zeca Baleiro, no encarte do disco.
Felizmente, com a gravação das canções “Tem quem queira” e “Cocadapor Rita Ribeiro em seu CD de 97, e a indicação desta última para o Prêmio Sharp na categoria Melhor Canção, a obra do compositor passou a ser alvo da curiosidade e ser reconhecida pelo grande público.


O CD "O Samba é bom" é o primeiro disco solo de sua carreira. Aos 82 anos, Mestre Vieira é representante de uma geração de músicos maranhenses da qual se tem pouco registro.
Gravado ao vivo nos dias 19 e 20 de janeiro de 2001 no Teatro Arthur Azevedo em São Luís, o disco tem participações de Elza Soares, Sivuca e Rita Ribeiro, além de seu produtor e idealizador Zeca Baleiro. A canção "Cocada", também gravada no cd "Rita Ribeiro" de 97, valeu ao autor uma indicação ao Prêmio Sharp na categoria "Melhor Canção".
Com um acervo de mais de trezentas composições - entre sambas, valsas, boleros e ritmos regionais, como baralho e carimbó maranhense - seu trabalho permaneceu praticamente desconhecido do grande público, a exemplo de outros grandes artistas brasileiros, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Clementina de Jesus e Batatinha, que só tiveram suas obras reconhecidas tardiamente, e hoje fazem parte da história musical do país.

Nenhum comentário: