REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

domingo, 30 de setembro de 2007

Sertão Ponteado

MEMÓRIAS MUSICAIS DO ENTORNO DO DF
"Trechos...
Este trabalho é feito de trechos. Recortes de uma cultura popular que vem sendo preservada – e transformada – de pai para filho. História contada e recontada. Memória.
Apresentamos aqui um pouco de antigas tradições musicais de nossa região, nosso entorno, cultura que nos cerca e, de uma maneira ou outra, também nos forma. O contato com esse universo traz memórias muito velhas, nostalgia de um antigo que sequer conhecemos. É talvez isso que me faça quase compreender por que força e mistério essa tradição vem teimosamente se mantendo.
Muita coisa bonita e importante não pôde entrar por falta de espaço. Muita coisa não foi registrada. Que este trabalho desperte vontades...
São várias as manifestações da cultura popular, muitas são as suas versões – como diversas são as pessoas. Baseamo-nos em um entendimento: a verdade de cada função é o que cada um envolvido com ela pode contar, sua história. Ao longo da apresentação do trabalho tentamos evitar afirmações e damos a palavra, preferencialmente, aos representantes de uma tradição que também é nossa.
Pode-se assim ouvir um pouco de si próprio.
Peço então licença às pessoas cujas citações compõem este trabalho, para trazer através de sua fala, as verdades que a minha fala não é capaz de contar.
Brasília, primavera de 1998."
Juliana Saenger (Encarte)

CANTORIAS DE DEVOÇÃO: Folia de Reis; Folia do Divino; Folia de São Sebastião / CANTORIAS DE DIVERSÃO: Catira; Lundu; Curraleira / CANTORIAS DE TRABALHO: Bendito de Engenho; Canto das Fiandeiras / TERÇO CANTADO / DANÇA DE SÃO GONÇALO / CANTIGAS DE RODA.

Pesquisa: Roberto Corrêa & Juliana Saenger

Abrace:
- Sertão Ponteado (1998)

Um comentário:

Angelo disse...

Caríssimo Cunha Carneiro

Parabéns pelo excelente blog e obrigado pela visita e pelo link para o "Só o Filé".

Desculpe-me pela demora em responder sua mensagem, é que ando meio bissexto...

Grande abraço!