REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Luciano Pavarotti

O mundo se despediu ontem do homem que, com voz poderosa e carisma singular, retirou a ópera dos sofisticados teatros da Europa, popularizou o gênero e encantou platéias dos quatro cantos do planeta. Sem mais forças para resistir ao câncer no pâncreas, Luciano Pavarotti morreu na cidade natal, Módena, no norte da Itália. Filho de um padeiro com uma operária, o cantor erudito mais famoso do século 20 deixa uma marca indelével na música. (Correio Braziliense – 07.09.2007)
“Era um homem vulcânico, que cantava fogo, que derramava amor pela vida, em toda sua complexidade, um imenso e generoso amigo. Ninguém podia fazer acrobacias melódicas como ele. Ele vivia as canções, sua ópera era uma mescla de gozo e tristeza, surreal e terreno ao mesmo tempo. Era divertido e gostava de se divertir. Era impossível recusar alguma coisa a ele. Era um grande sedutor. Sua vida e seu talento eram grandes, mas seu trabalho pelos pobres e carentes era maior”.
Bono, vocalista do U2, que fez duo com Pavarotti em Miss Sarajevo
“Um verdadeiro amigo das Nações Unidas. Não apenas para a música e para as artes, mas também para os necessitados de todo o mundo. Com a organização de shows e pedidos aos amigos talentosos para que o ajudassem a arrecadar fundos, trouxe milhões de dólares para a ajuda humanitária”.
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU
“As melhores lembranças estão no meu íntimo. Ele era um tipo divertido de personalidade. Nós temos de nos lembrar dele como um grande artista, um homem com um carisma maravilhoso”.
José Carreras, que formava com Pavarotti e Plácido Domingo os Três Tenores
“Sempre admirei a glória de sua voz, dada por Deus – o timbre especial perfeito de tenor”.
Plácido Domingo, o terceiro tenor
“Havia tenores e havia Pavarotti”
Franco Zeffirelli, cineasta italiano
“Era uma pessoa simplesmente fantástica, a quem eu amava e admirava cada vez mais”.
Montserrat Caballet, soprano espanhola
Abrace:
- Primo Tenore

Nenhum comentário: