REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Tambor-de-crioula: um patrimônio


Meu amigo Tomzé aplicou-me um bem merecido "puxão de orelha" por não ter registrado aqui, em nosso diário, o reconhecimento, por parte do Estado Brasileiro, do Tambor-de-crioula como Patrimônio Cultural Brasileiro. Aqui vai.
O ritmo, e sua brincadeira de "punga", só é praticado no Maranhão, em toda a sua extensão territorial. Dada a proximidade, algumas cidades do Piauí, as fronteiriças, ensaiam umbigadas e toques mas sem a punjança apresentada em terras gonçalvinas.
Porém ao se agigantar como Patrimônio Brasileiro, não nos surpreenderemos ao ver em breve o ritmo frenético dos tambores ampliar seu espaço e soar junto com o vaneirão gaúcho, com o samba carioca, com a catira mineira e demais gingados nacionais, como bem deseja o nosso Ministro da Cultura, Gilberto Gil, em seu discurso de reconhecimento em 18.06.2007 na capital ludovicence: "Que o registro do Tambor de Crioula possa ecoar a batida de nossa cultura, da alma brasileira por todo esse vasto território que chamamos Brasil e suas fronteiras, que transcendem não apenas países e continentes, mas as fronteiras do nosso prazer, da nossa alegria e da nossa autenticidade."

Parabéns, Maranhão!

Nenhum comentário: