REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

terça-feira, 14 de agosto de 2007

São Luís era assim...

J. R. Martins
Meu amigo-irmão, o Riba (José Ribamar Martins), após o consagrado "Pequeno Dicionário de Termos e Expressões Populares Maranhenses", traz à luz, para nosso deleite, o excelente "São Luís era assim..." que reúne em suas páginas as reminiscências da São Luís de outrora, opulenta em seus sobrados, discreta em suas meias-moradas, charmosa em seus bangalôs.
Remete-nos, saudosamente às suas estreitas ruas e ladeiras, relembrando nomes e fatos, trazendo-nos recordações nostálgicas e gostosas, boas de relembrar.
Lê-lo é voltar ao passado e caminhar nele pelos becos, fontes e largos da urbe seiscentista. É passear ao lado de seus personagens folclóricos, pregoeiros afinados e figuras lendárias.
É beber tiquira com jabiraca, tomar juçara com camarão seco e farinha-d’água, comer arroz com cuchá, tomar sorvete de coco.
É bater pernas na Rua Grande, namorar no Largo dos Amores, passear de bonde na Beira-Mar, fuxicar no Largo do Carmo.
É banhar-se no Olho D’Água, beber cerveja no Moto Bar e terminar a noite na Crás.
É voltar à nossa velha São Luís, que hoje rui, junto com seus casarões, não só pela ação inexorável do tempo mas, principalmente, pelo descaso criminoso daqueles que por obrigação deveriam por ela zelar.
Este é um bom livro para se ler.

Para adquirir pela Internet:

Em São Luís: Casa do Maranhão, Centro de Cultura Popular, Livraria Athenas e Livraria do Advogado.

Nenhum comentário: