REPORTE LINKS INOPERANTES CLICANDO AQUI: MúsicAmiga
Música de Abertura: "Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão", de Mano Borges

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Jeguefolia

O BLOCO JEGUEFOLIA: Surgiu no ano de 1996 com o propósito de revitalizar o carnaval de rua de São Luís, contribuindo para o renascimento daquele que já foi considerado, nas décadas de 1950 e 1960, o terceiro melhor carnaval de rua do Brasil, ficando, naquela época, atrás apenas do Rio de Janeiro e Recife.
Em meados da década de 1980 o carnaval de São Luís, tanto o de rua quanto o de clubes, estava em plena decadência e vinha sofrendo influência fortíssima dos ritmos da música baiana, mais precisamente do axé-music, fazendo com que os jovens da Capital esquecessem o mais tradicional ritmo do Carnaval Brasileiro, as marchinhas.
O Bloco Jeguefolia adotou um estilo alegre e irreverente e seus foliões são embalados pelas marchinhas, tocadas com instrumentos de sopro e percussão, cujas letras possuem em sua maioria duplo sentido, sem apelar para o obsceno.
O sucesso foi tão grande que a partir do ano seguinte ao de sua criação, novas brincadeiras surgiram, e passaram a atrair todo tipo de folião, principalmente aqueles que antes estavam curtindo somente o axé-music dos trios elétricos. Isto gerou um grande fenômeno no carnaval de São Luís, fazendo com que as ruas do centro (Rua do Passeio, Praça da Saudade, São Pantaleão, Praça Deodoro etc) fiquem lotadas de foliões que, em cortejo, seguem atrás desses blocos em busca da mais pura e autêntica diversão que somente o carnaval de rua pode proporcionar. (Jeguefolia)

Abrace:

- Jeguefolia (2001)

2 comentários:

Anônimo disse...

JEGUE FOLIA,O MELHOR BLOCO DE SÃO LUÍS

Anônimo disse...

jegue é massa...mim esperem em 2013 vou tah laa sem falta